fazer o bem

Fazer o Bem – Paulo Junior

E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
(2Tessalonicenses 3.13)

A benevolência. A bondade. A benignidade. O bom. O bem. Seria possível encontrá-los nesse mundo? Seria ainda possível encontrar nessa Terra almas bondosas, indulgentes, generosas, clementes? Há ainda, em algum lugar, quem faça o bem sem esperar nada em troca, apenas pela compaixão que sente do seu semelhante? Existirá uma gota da essência de Deus demonstrada na bondade de algum homem?

Acredito que se existe alguma classe de pessoas que deveria ser marcada por fazer o bem a todas as criaturas da Terra, essa classe deveria ser a Igreja de Cristo, o povo de Deus. Somos nascidos de Deus, possuímos o fruto do Espírito chamado: “Bondade”. Ele comunicou a nós esse atributo: “Bondade”. 

Quero fazer um apelo por meio desse devocional e conclamar toda a cristandade a fazer o bem! Olhe ao seu redor, veja quanta dor, sofrimento, tragédias. Perceba quanta maldade, hostilidade dos homens contra os seus semelhantes. Vivemos em um mundo onde a bondade está desaparecendo, sendo extinta. Somos pessoas egoístas, individualistas, indiferentes a qualquer necessidade alheia. Vivemos apenas em prol dos nossos desejos egoístas!

Todavia, você que me lê, pode mudar isso. Querido irmão, você não precisa de algum poder especial para mudar esse mundo; você pode fazer o bem às pessoas, ao seu próximo. Você pode amá-las, ajudá-las nas suas necessidades, carregar seus fardos, trazer-lhes consolo em momentos difíceis.

Chega de ser intolerante, raivoso, egoísta e chato. Tudo que você vê nas demais pessoas são falhas, pecados. Parece mesmo que só espera por oportunidades para fazer julgamentos, acusações, colocar fardos. Pelo amor de Deus! Quando você vai parar com isso e vai começar a fazer o bem a essas pessoas? Elas não precisam de mais sofrimento do que já tem. Pare com isso! Ao invés de oprimi-las, você já pensou em elogiá-las? Ao invés de mostrar sempre uma carranca julgadora, já pensou em dar um sorriso, um abraço apertado, caloroso? Por que não explorar as qualidades do seu semelhante e não somente suas falhas? 

Pois bem, é disso que o nosso Cristianismo está escasso! Faça o bem agora, ajude financeiramente alguma alma necessitada, pague um tratamento dentário ou médico para alguém que sofre ou é excluído do convívio social por conta de sua deficiência. Doe um curso para algum jovem talentoso, porém sem recursos. Dê uma simples carona para um irmão que vai aos cultos, sustente um missionário piedoso que está em alguma parte do mundo, visite algum hospital apenas para orar pelos enfermos e dizer-lhes palavras de conforto. E a sua mãe? E seu pai? Seus parentes próximos? O que você está esperando para fazer-lhes o bem? A imagem que eles têm de você é de uma pessoa bondosa? Se não for, vamos mudar agora! Isso será saúde para as nossas almas!

Imitamos a Deus quando fazemos o bem, cumprimos a Lei de Cristo, obedecemos às ordens do Evangelho, damos bons testemunhos com nossas obras, almas são levadas a Cristo! Fazendo assim aliviaremos a dor de muitas pessoas, as tiraremos do desespero e do sofrimento. Elas se sentirão amadas, verão que há esperança em um mundo escuro e sombrio. Verão que nem tudo está perdido ainda.

Conhecerão que há almas bondosas, caridosas, que visam apenas o bem estar do seu semelhante e isso, invariavelmente, apontará para Cristo e para o grande amor de Deus. Faça o bem imediatamente, pois assim teremos um mundo melhor e Deus receberá toda glória!

No amor de Cristo, 

Paulo Junior

Em breve disponível para download “Fazer o Bem – Paulo Junior” em PDF.

Rolar para cima