Pedir

Pedir Certo – Paulo Junior

Pedir Certo

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tg 4.3)

Hoje iremos aprender com essa passagem de Tiago, o porquê de muitas pessoas não terem suas orações atendidas. É porque elas pedem mal, ou seja, pedem de forma errada e coisas erradas. O que seria pedir mal? O próprio versículo responde: é pedir algo para gastar com nossos deleites (prazeres, satisfação pessoal e carnal).

Deus não nos dará algo que em nossa intenção interior seja mundano, para obter honra, glória e riquezas terrenas. Deus não é um Deus que atende os deleites do homem. Que propósito Ele teria de ficar respondendo orações que apenas têm um fim carnal? Por isso não recebem os que possuem essas intenções.

Tudo que pedimos a Deus deve ter um propósito. Quando você ora a Deus suplicando que Ele responda alguma necessidade sua, Deus pergunta: “com qual propósito me pediste isso? Que fim terá a resposta de tal pedido?” Se o propósito for para glorificar o nome Dele, para exaltar Seu filho Jesus nessa situação, dar bom testemunho para edificar as pessoas a nossa volta, propagar o reino de Deus… aí sim Ele responderá. Isso é pedir certo! Pois temos um propósito só na Terra: crescer à estatura de Cristo Jesus, nos conformar a imagem moral de Cristo e tudo que Deus nos dá deve convergir para essas coisas.

Se nossas petições não trabalham para essas coisas estamos pedindo mal! Ele não irá de forma alguma conceder tais desejos que nos afastam de Cristo, que nos dão satisfação pessoal e que enaltecem apenas nosso ego, nos deixando orgulhosos e independentes. Não é essa a vontade de Deus. Pedir certo também é o que está descrito na chamada oração do “Pai-nosso”: SEJA FEITA A TUA VONTADE… É dizer: “Senhor, determinada coisa que eu quero é conforme a Sua vontade? Senhor, revele a Sua vontade para minha vida em determinada área!”

Você pode dizer: “Deus é egoísta ao nos ensinar a orar para fazer a vontade Dele e não a nossa. Eu te digo que Ele não é! Isso é uma prova do amor e da graça Dele, porque nossa vontade foi afetada pelo pecado: nossa vontade produzirá morte, a vontade Dele produzirá vida. Então quando eu busco saber qual é a Sua vontade e oro para que essa vontade seja feita, estou provando do Seu amor, da Sua misericórdia e da sua graça e recebendo vida, e vida em abundância. Procure saber qual é a vontade de Deus através das Escrituras e pelo Espírito Santo e a medida que você souber essa vontade e orar sobre ela, então você estará pedindo de maneira correta, coisas corretas. Isso é pedir certo.

No amor de Cristo,

Paulo Junior

Clique aqui, para baixar esse texto em PDF.

Rolar para cima