Por Amor

Por Amor – Paulo Junior

Por Amor

Assim trabalhou Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

Gênesis 29:20

Amor. Haveria palavra mais terna e que soasse em nossos ouvidos com tanto conforto como essa? Haveria expressão mais profunda de um ser para com outro do que o amor?

Esse é o sentimento, a palavra, a atitude mais poderosa do mundo: o amor! Por causa dele somos capazes de realizar feitos extraordinários e suportar as mais intensas privações. Por amor…. Qualquer tonelada a ser carregada, qualquer monte a ser movido, qualquer fera a ser enfrentada, qualquer gigante a ser abatido, torna-se tarefa leve e agradável.

É exatamente isso que é expressado no versículo acima. Trata-se uma das declarações de amor mais cândidas, feita de um homem para uma mulher, das Escrituras.

Jacó era o homem. Ele foi obrigado a trabalhar arduamente durante 7 anos consecutivo, praticamente como um escravo, para ter direito de casar-se com Raquel. Se você ler a história de Jacó verá as privações e as intempéries que este homem suportou, sem contar a enormidade de humilhações que sofreu. E, tudo isso fez, porque amava Raquel! Ao que chegamos na declaração elegante, poética e assaz romântica: “E estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava”. Para Jacó foi pouca coisa, foram fardos leves, o que ele passou por amor a Raquel!

O amor lhe deu energia, disposição, fé e coragem para perpassar por toda essa saga, cumprindo com alegria e maestria a exigência de Labão, pai de Raquel. O que isso ensina? Nada é difícil de fazer, tarefa alguma é complicada de realizar e nenhuma regra é dura demais para quem ama.

Entretanto, meu caro irmão, quero me aprofundar mais neste texto. Ele revela uma verdade muito mais extensa do que imaginamos e aponta para nossa obediência a Deus por amor. Poderíamos submeter esse versículo ao nosso relacionamento com Deus? Como ficaria o texto, caso nós amássemos a Deus de todo coração? Creio que ficaria algo assim: “E todos os anos da minha vida cristã, nos quais obedeci aos mandamentos de Deus, passando por privações, lutas e tribulações, toda sorte de calúnias e muitos sofrimentos, foram poucos pelo muito amor com que amei a Deus”.

Agora você entende o que Paulo estava dizendo, “que o amor é o cumprimento da Lei”? (Romanos 13.10). Essa é a chave para uma vida cristã superlativa, que honra e agrada a Deus, este é o fator fundamental que me faz viver em obediência a Deus e Seus mandamentos: o amor!

Não existe nada mais sublime, glorioso, excelso, do que amar a Deus de todo coração. Quando assim o faço, qualquer pedido que Ele me fizer e quaisquer provas que eu for submetido não serão tão grandes, nem tão difíceis assim. O amor é o vetor que me conduz, graciosamente, a suportar todas as circunstâncias. Pois: “E estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava”.

Quando você amar a Deus de verdade, tudo a sua volta será efêmero, os fardos serão mais leves, o tempo será encurtado e o labor será algo muito, mas muito prazeroso: “Pelo muito amor, que o amou”!

No amor de Cristo,

Paulo Junior

Clique aqui, para baixar “Por Amor – Paulo Junior” em Áudio ou Vídeo em nossa página de Downloads.

Rolar para cima