Sementes de Esperança – Paulo Junior

E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. (Marcos 4:26)

Gostaria de escrever aos amados irmãos, me dirigindo principalmente àqueles que anseiam por crescimento espiritual, por um nível de comunhão maior com Seu Senhor; àqueles que, muitas vezes, se pegam desanimados e abatidos por não conseguirem alcançar o tão desejado progresso espiritual, nem tampouco dar os frutos que tanto gostariam, quer no caráter quer na obra de Deus.

Muitos desses alvos de crescimento nascem da leitura da Palavra de Deus e das pregações que ouvimos, bem como dos testemunhos e comentários bíblicos que lemos, aprendendo com os escritos dos antigos santos.

Diante disso, quero compartilhar algo com vocês, algo que creio ser da parte de Deus, que trará conforto, esperança e muita paz ao seu coração abatido.

Vejo todo esse desejo por crescimento espiritual, vitória contra o pecado e o velho homem, mortificação da carne e a eficácia na obra de Deus, como “sementes.” Caso você estude a agricultura, perceberá que existem vários tipos e espécies de sementes, das quais se originam os mais variados frutos: legumes, verduras, frutas e cereais. Não obstante, notem, todas elas se originam a partir de sementes. Sementes que necessitam ser plantadas, germinadas, depois se tornam uma planta, que cresce e finalmente dá o seu fruto. Mas as sementes não crescem ao mesmo tempo, com a mesma velocidade.

Vejam, por exemplo, a semente do feijão: ela germina com facilidade e em poucas semanas já pode ser colhida. No entanto, não é assim com o abacate ou com a laranja… Após plantar a semente da laranja, deve-se esperar um período bem maior do que o feijão para o seu crescimento e a colheita do fruto. No caso do abacate, o tempo é ainda mais longo.

O que estou querendo dizer é que, se o agricultor tem uma grande extensão de terra e plantar uma variada espécie de sementes – sejam frutas e legumes, ou cereais e verdura – a terra foi preparada, as sementes lançadas, o solo regado e adubado, garantindo que um dia todas vão germinar, todas vão crescer e todas vão dar o seus frutos respectivos. Entretanto, serão em tempos diferentes: alguns frutos são maiores, mais pesados – como a laranja e o abacate de nosso exemplo – por isso o processo será mais demorado. Com relação ao feijão os grãos são pequenos leves, portanto nascerão com mais facilidade e em menos tempo. Contudo, o fato é que todas as sementes irão dar seus frutos!

A palavra que quero transmitir a você é que todas as pregações que você já ouviu, textos bíblicos profundos que já leu, testemunhos de grandes vultos piedosos que já ouviu, os grandes anseios de sua alma por crescimento espiritual, santidade, o desejo pelo poder do Espírito Santo, o desejo de cumprir com precisão a vontade de Deus, são como essas sementes: todas foram plantadas por Deus em seu coração, no dia que você ouviu ou leu alguma promessa contida na santa Palavra de Deus.

Algumas dessas sementes já cresceram e deram fruto após a sua conversão, no entanto outras ainda não – e talvez elas sejam as mais esperadas, mais cridas! – talvez sejam aquelas preciosas sementes que você mais sonhou, anelou conseguir, mas, ainda não frutificaram!

Isso te frustra, te entristece, te faz pensar em desistir não é?

Invariavelmente, você é levado a pensar que algo de errado aconteceu com sua fé, ocorre um choque por pensar que acreditou em uma ilusão. Entretanto, quero te dizer: Não desista, não se abata, não pense que foi tudo em vão, que você creu em mentiras, em falsas promessas, ou acreditou num Evangelho utópico e até em fantasias que jamais se cumprirão! Isso não é verdade!

Esse processo semente acontece, porque foi plantada uma grande variedade de sementes em seu coração, uma variedade de promessas feitas pelo Salvador e, assim como na agricultura, elas possuem tempos distintos para o crescimento: algumas promessas são maiores, mais pesadas, levam muito tempo para se cumprir!

É o tempo da lapidação do caráter, do amadurecimento espiritual, da santificação progressiva. Mas, o fato é que todas essas sementes ainda estão aí, plantadas no seu coração; todas as promessa que Deus fez ou palavras que o Espírito de Deus lhe fez buscar, permanecem incutidas em sua alma e, durante esse tempo, estão sendo regadas, adubadas, cultivadas, dia após dia pelo grande Deus! Ninguém pode tirá-las de você, ninguém pode roubar essas promessa do seu coração.

No tempo determinado – segundo a necessidade da obra de Deus e da igreja local – elas crescerão e darão os seus exatos frutos… Então você terá seus anseios atendidos, sua sede saciada, sua fome farta e conseguirá cumprir e andar de acordo com o que você ouve, lê e pede em oração.

Descanse nessa palavra e louve a Deus em durante o tempo da espera! Os aguardados frutos ainda virão!

No amor de Cristo,

Paulo Junior

 

Clique Aqui, para baixar este texto em PDF.

Rolar para cima