Engano-Religioso-1

Engano Religioso

Engano Religioso

 

“Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis”

Mateus 24:23-26

 

Quero alertar os irmãos a respeito do engano religioso que marcará os últimos dias. Que estamos vivendo estes “últimos dias” é inegável. É impressionante ver a velocidade que as profecias se cumprem, em todos os setores da sociedade. Entretanto, existe uma profecia que, creio eu, ser a mais drástica e que tenho percebido ser a mais acentuada no tempo presente: “A apostasia”; a distorção da verdade; o engano religioso!

 

Nós precisamos ser muito cuidadosos e perspicazes em nosso entendimento bíblico. Quando Jesus advertiu seu povo neste texto apocalíptico de Mateus 24, alertou a igreja dizendo que surgiriam muitos falsos profetas, falsos cristos, com a intenção de promover a mentira e o engano. Isso se cumpre na vida de muitos líderes de norte a sul, de leste a oeste em todo esse mundo. Homens e mulheres pregando mentiras, protagonizando “milagres” e cenas e mais cenas de exibicionismo religioso diariamente. Os canais de TV aberta estão abarrotados de programas de cunho religioso, nos quais pregadores com toda a liberdade do mundo expõem sua arte de enganar, ensinado um “outro evangelho”, doutrinas estranhas, enganado multidões incontáveis.

 

Uma onda de novos pregadores tem surgido, trazendo “novas revelações”, cruzadas evangélicas, eventos em estádios e mega-igrejas são instrumentos de mobilização de massas religiosas por toda parte. Sinas e prodígios (se verdadeiros ou não) são realizados por eles, cumprindo assim com exatidão o que Jesus profetizou.

 

Entretanto, cabe fazer uma ressalva aqui. Não é somente dessa maneira que o engano iria se manifestar. Satanás é mais astuto e inteligente que podemos imaginar. Paulo faz uma importante revelação de seu método de agir. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas, e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus” (2 Coríntios 10:4-5).

 

Paulo usou dois termos bem interessantes no que diz respeito à estratégia de ataque de Satanás: “Fortalezas, e Sofismas”. A primeira palavra, “fortalezas”, transmite a ideia de uma grande construção, um castelo impenetrável, de tamanho colossal. Satanás trabalha de maneira a aprisionar pessoas em fortalezas, castelos, com força descomunal. No entanto, que tipo de prisão seria essa? Isso nos leva a segunda palavra: “Sofismas” vem do grego logismos que significa ideologias, filosofias, ideias, podendo indicar falsas religiões. Preste atenção, Satanás prende essas pessoas em castelos, fortalezas ideológicas. Ele trabalha tão meticulosamente que seduz, cega, engana pessoas com a falsa religião. Não pense você que a principal função do diabo é nos tentar a quedas e pecados carnais, nossa natureza depravada se encarrega de boa parte disso. A principal obra de Satanás é promover engano, mentira, distorção da verdade de Cristo.

 

Quando Jesus disse: “Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis”, Ele não estava se referindo apenas a pessoas, pregadores suntuosos e exibicionistas. Ele também se refere a “movimentos”, “doutrinas”, “teologias” e “pensamentos” que conduzem a uma distorção sutil da verdade! Doutrinas novas se levantariam em nome de Cristo, com o fim de enganar. Isso já está acontecendo, pouco a pouco Satanás tem sido bem-sucedido em sua arte de enganar. As sãs doutrinas vêm sendo ameaçadas por “grandes cabeças pensantes”, que defendem pontos válidos da ortodoxia doutrinária enquanto omitem e negam pontos centrais e essenciais da fé cristã. Tudo isso culminará em liberalismo teológico (e libertinagem prática), em que a verdade inerrante e infalível das Escrituras não será mais absoluta, porém relativizada.

 

O final dessas uniões espúrias gestará e dará luz a dois filhos: o ecumenismo e o ceticismo. Este primeiro fará com que a igreja abrace toda forma de crenças em nome da unidade interesseira, porém em detrimento da verdade. Por outro lado, machucará a fé de tantas pessoas, que as levará à incredulidade, nascendo o segundo filho, o ceticismo e, quem sabe, até o ateísmo.

 

Estão matando a piedade em nome de um conhecimento relativizado da Escritura. Estão destruindo a obra sobrenatural do Espírito Santo em nome de uma razão fajuta, que prioriza a cultura mundana e o politicamente correto. A pregação fiel do Evangelho bem como o chamado ao arrependimento estão sendo extintos, para dar lugar a “conceitos doutrinários e filosóficos elevados”. Santidade, santificação e mortificação do pecado são temas esquecidos. Estão ensinando o santo e o profano a darem as mãos e andarem juntos. E a conversão? Essa se transformou em um conceito filosófico abstrato, de concordância intelectual apenas e não uma mudança radical de pensamento e vida!

 

 Isso também caro leitor, é obra de Satanás. E cai perfeitamente no cumprimento da profecia que Jesus proferiu.

 

Irmão vamos lembrar mais uma vez das palavras de Cristo: “Eis que eu vo-lo tenho predito”. Ele predisse, Ele nos alertou dessas coisas. Cuidado com o que você ouve e lê na internet. Mesmo que venha com títulos como: “Ortodoxia”, “Teologia.”. Preste atenção nos livros que estão sendo publicados ultimamente. A sua finalidade é angariar lucros, atrair pessoas em nome da unidade, porém abrindo mão da verdade. Verdade essa que tantos deram sua vida para preservar!

 

Aconselho você nesse tempo tão crítico a voltar como nunca seus olhos para as Escrituras. Siga os conselhos do Espírito Santo, o melhor teólogo que existe. Fique do lado de Jesus, dos apóstolos e dos grandes homens que defenderam e batalharam pela fé com o seu sangue durante esses dois mil de história da Igreja.

 

Façamos todos nós como João ensinou: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1João 4:1).

 

Submeta todos esses movimentos, pensamentos e doutrinas a um minucioso exame. Cristo disse que o engano será tão forte e tão sutil “que, se possível fora, enganaria até os escolhidos”. Peço a você que não abrace tudo aquilo que vem em nome de Deus. Então, se alguém vos disser: “Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito”.

 

Que Deus nos guarde e nos conserve firmes até o dia do Senhor.

 

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória (Judas 1:24).

 

Paulo Junior

Rolar para cima