Santidade – Devocional Diário

SANTIDADE

 “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. ” (Hebreus 12.14)

É fácil escrever sobre santidade, pregar sobre santidade, estudar sobre santidade e, até mesmo entender a santidade. Temos milhares de estudiosos sobre esse tema. Doutores e mestres que nos oferecem as mais belas e profundas exposições sobre a santidade.

Entretanto, o viver santo é tarefa difícil! Santidade não pode ficar somente no campo da teoria e especulação. Para um viver santo você deve trabalhar pesado dia e noite, combatendo contra o pecado, o velho homem, Satanás e o mundo. Com a morte de Cristo na cruz o Senhor providenciou nossa justificação (removeu a culpa do pecado). E, juntamente com a justificação Ele providenciou a santificação (o poder sobre o pecado). Neste processo, o agente responsável pela santificação é o Espírito Santo. Ele dá ao crente uma variedade de recursos para combater contra o pecado e ter uma vida santa.

Agora, querido irmão, o que você precisa aprender é que possuir os recursos, as ferramentas, não significa que terá sucesso, se você não aplicá-las devidamente e regularmente. Não vejo nos cristãos de hoje o batalhar contra o pecado seguido de um desejo pujante por mais santidade.

Necessitamos ir a Deus, confessar-nos e arrependermos diariamente dos nossos pecados. Pedir que Ele nos envie convicção de pecado, pois só confessá-los, verbalizá-los em voz alta não é suficiente. Temos que sentir pesar por eles. Ter nojo e nos revoltar contra eles. Isso é ser santo. Conceber o quão vis são nossos pecados, o quanto ofendem a glória de Deus, e se voltar contra eles com ira santa.

Você deve ir a Deus em oração e jejum buscando um viver santo. Meditar nas Escrituras e ser por elas santificado como Jesus ensinou em João 17.17. É necessário também labutar no aspecto prático da santificação: desviar seus olhos da cobiça, policiar seus pensamentos, impedindo que alimentem desejos impuros, guardar seu corpo e coração da sensualidade, desviar-se de amizades e atividades pecaminosas. Essa é a verdadeira santificação!

Cristo garantiu nossa santidade com Sua vitória na cruz. O Espírito de Deus dá os recursos. Todavia, o crente deve trabalhar pesado com os recursos que recebeu gratuitamente para uma vida santa.

Caro irmão, te convido, a partir de hoje, a começar um viver santo. Crescendo dia após dia em santidade. Não existe nada que mais alegre a Deus, que mais O honre e exalte Sua gloria do que um crente vivendo em santidade. Portanto, como disse Pedro: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1Pedro 1.16).

Paulo Junior

Clique aqui para baixar “Santidade” em PDF.

 

 

 

 

Rolar para cima