Uma Vida Simples – Paulo Junior

O mundo de hoje tem tantos atrativos sofisticados, que deixam os homens empanturrados de entretenimento, compromissos e obrigações, não permitindo que este desfrute da simplicidade da vida, com seus filhos e esposa, para que possa contemplar as belezas naturais gozando de uma vida humilde e singela, porém prazerosa. Resumindo: os homens modernos não são mais homens simples!

No meio cristão, também ocorre algo parecido: muitos cristãos, estão tão envolvidos com os negócios da fé, com as coisas de Deus, que não têm tempo para Deus. Não gozam de uma vida simples em Sua presença, não desfrutam de uma comunhão intensa com o Criador. É isto que significa: “Viver sem desejar altos galardões humanos”. Gostaria que nós fossemos assim, cristãos simples! Homens e mulheres que só almejam andar como o Criador, sem ostentações, sem grandes títulos!

Temos grandes exemplos disso na Bíblia:

Enoque e Noé. Diz-se que eles “andaram com Deus”. No texto hebraico a palavra “andou “significa: “caminhou lado a lado”. Não seria glorioso desejar apenas andar lado a lado com o Senhor? Um, Deus tomou para si em vida. O outro, Deus tomou para si em morte!

Elias. Que vida dedicada a Deus! Renúncia, dores, fardos, lágrimas e paixão em servir Yaweh, marcaram sua passagem pela Terra, terminando arrebatado aos céus vivo! Sem posses, sem títulos, sem riquezas ou fama, mais um ardente amor por Deus.

Moisés. Depois de todos os espetáculos que presenciou no Egito e no deserto do Sinai, pediu para ver a face de Deus. Só queria isso, contemplar a glória de Deus, ver toda Sua bondade. Não é simplesmente majestoso? Filipe queria a mesma coisa. No seu pedido inocente, que chega a ofender o mestre Jesus, dizendo: “Mostra-nos o Pai, o que nos basta”. Ele queria apenas ver o Pai, ter a Deus, conhecê-Lo, isso para Filipe era suficiente!

João, o Batista. Ele era uma daquelas figuras singulares, que a Terra tem a honra de receber há cada 4 séculos. Ele honrava tanto o Cordeiro que não aceitava a ideia de usurpar a sua glória! Ele queria apenas diminuir, para que Ele crescesse!

Ana. Eis uma senhora de quase 84 anos, “viúva”. Ela não se afastava do Templo. Tudo que queria era servir a Deus de dia e de noite, com jejuns e orações! Assim viveria até seu último dia de vida.

Davi. Apesar da suntuosidade do seu reino – o qual não pedira, mas que Deus lhe entregara – se revolvia na cama, perdendo o sono procurando uma habitação para Deus! Quando pecou, quase entrou em colapso, não porque poderia perder sua glória, mas porque o que estava em jogo era a presença e o Espirito do Rei da Glória!

Cornélio. Um simples funcionário do Estado, que fazia contínuas esmolas e orações a Deus. Sua recompensa foi a presença de um ser angelical, dizendo: “Estás na memória de Deus”.

O apóstolo Paulo. Talvez não exista figura mais imperiosa que ele no Novo Testamento. Não preciso aqui mensurar sua estatura ministerial, contudo o mesmo tinha por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo; alguém que queria “apenas” ser como seu Mestre, Jesus! Se morresse, sairia no lucro, pois O veria e habitaria com Ele para sempre. E, foi isso que aconteceu na prisão romana!

João, o apóstolo. Devia ser aquele tipo de pessoa amorosa, meiga e muito, muito simples. Seu descanso se encontrava no peito do Mestre, lugar onde encostava sua cabeça. Talvez até ouvisse as batidas do Seu coração! Banido para Patmos, onde contemplou o Cordeiro em Sua glória, na revelação do Apocalipse que ali recebeu!

Pedro. Apesar da truculência e dos seus tantos desvios, amava o Salvador, e repetiu isso por três vezes, terminando morto de cabeça para baixo.

Jeremias. Aquele que chorava copiosamente porque Israel se recusava amá-Lo como ele, o grande, profeta o amava!

Faltar-me-ia tempo e espaço para escrever de outros tantos “pequenos-grandes homens” de Deus, que não tinham outro tesouro nem outro desejo em seus corações do que Cristo Jesus!

Que sejamos assim! Que desejemos tais coisas! Que tenhamos vidas humildes, singelas, simples! Desejando somente um lugar no coração de Deus, pois em breve, muito em breve, tudo ao nosso redor se desfará como poeira levada pelo vento, então veremos o Rei da Glória na face!

No amor de Cristo,

Paulo Junior

Clique aqui, para baixar “Caminhos Tortos – Paulo Junior” em Áudio ou Vídeo em nossa página de Downloads.

Rolar para cima