Davi

Sou Como Davi – Devocional Diário

Sou Como Davi

 “Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados. ” (Salmos 25:16-18)

Davi foi um homem muito querido pelo seu povo e muito amado pelo seu Deus. Convido-o a conhecer mais sobre esse formidável personagem bíblico. Talvez ele seja o homem que mais se identifique conosco: homens mortais, fracos e pecadores. Muitas vezes a visão que possuímos de homens como Moisés, Paulo, Elias ou mesmo João Batista, é de pessoas perfeitas, fortes, robustas e impecáveis, aos quais jamais seremos capazes de nos assemelhar.

Entretanto, com Davi não era assim. Encontramos em Davi muitas semelhanças conosco. Ele tropeçava em graves pecados. Chorava copiosamente, ficava triste e angustiado, muitas vezes entrava até em depressão! Assim como nós, ele enfrentava muitos problemas cotidianos com a família, filhos e em seus casamentos conturbados. Davi pensava em desistir, sentia medo e inúmeras vezes se precipitou em suas decisões! Ele realmente é o nosso reflexo: pecadores falhos e incoerentes.

Todavia, Davi foi um dos mais estupendos heróis do Antigo Testamento. Um rei chamado “homem segundo o coração de Deus”. Vitorioso, escritor dos mais lindos salmos bíblicos. Um homem de oração e profunda devoção ao Senhor. Quem sabe, a figura que mais expressou seu amor e sede por Deus na Antiga Aliança. Isso deve nos encorajar: sendo ele tão semelhante a nós em nossas falhas, por que não podemos ser semelhantes a ele em suas virtudes? Qual o segredo de Davi para conciliar ambas as coisas? Como ele, mesmo tropeçando tanto, era um homem daquele porte?

A resposta se encontra na sua confiança em Deus. Assim como nós, Davi não via Deus fisicamente, nem O ouvia por voz audível. Tudo que ele possuía eram os testemunhos de seus pais e a Torá, os livros de Moisés. Mas a grande diferença, era que ele se debruçava sobre aqueles rolos, acreditando em todas as suas promessas. Ele conseguia enxergar em cada linha das Escrituras as digitais do Deus vivo, o Deus a quem ele devotava tão grande louvor e adoração. O Senhor era de fato real para Davi. Ele o conhecia intimamente. Por conta disso, Davi, em tempos de angústia e aflição, envolto por ferrenhas perseguições, podia dirigir-se a Ele como a um amigo íntimo, ou mesmo um Pai amoroso, e dizer: “Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito”.

Ele tinha certeza que estava sendo ouvido e que seria respondido. O salmo termina assim: “Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias”. Confie nas promessas com uma fé inabalável no Deus vivo, pois o socorro é certo. Se houver pecados ele está pronto em perdoar: “Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados”.

Assim como você se assemelha a Davi em seus pecados, assim você também se assemelhará a ele em suas virtudes! Deus te abençoe!

 

Em Cristo,

Paulo Junior

Clique aqui, para baixar “Sou Como Davi” em PDF

Rolar para cima