castelo forte

Castelo Forte – Devocional Dirário

Castelo Forte

Em ti, SENHOR, me refúgio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça. Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. Salmos 31.1-2

Era comum na Idade Média ver castelos espalhados por todas as partes, principalmente na Europa. Eles exibiam beleza e exuberância. Sua principal função era abrigar reis e ser refúgio de centenas de soldados e cidadãos. Em volta do castelo, geralmente, era aberto um fosso preenchido com água. Esta estratégia era importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. Os castelos eram cercados por muralhas e possuíam torres, onde ficavam posicionados arqueiros e outros tipos de guerreiros.  Existiam muitos castelos, que em tempo de guerra, eram intransponíveis. Feitos de toneladas de blocos de pedras, erguidos em regiões altas, se tornavam fortalezas inexpugnáveis!

Querido irmão, sei que você não atravessa um momento bom. As lutas vêm de todos os lados, eu sei. Você se sente acuado e encurralado pelo inimigo: crises no casamento que parecem não ter fim, problemas financeiros, emocionais, contendas com os filhos. A desordem de fato se instalou! Somos tomados de tristeza e desânimo. Parece que nessas horas nossa fé falha. Perdemos o vigor e a esperança. Não estou dizendo com isso que somos “santos”. Muitas dessas coisas, são consequências de nossos vis pecados.

Onde, então, encontrar forças par vencer tudo isso? Como derrotar tantos inimigos? Onde se refugiar em meio a tormenta? A resposta está: “No Senhor”. Como o salmista orou: “Sê o meu castelo forte”

É hora de se refugiar em Cristo, o nosso “CASTELO FORTE”, e em suas promessas! Esse é o momento de se esconder em seu amor. Ali você estará protegido de todos os seus inimigos. Em Cristo você encontrará perdão para todos os seus pecados. Cristo é nossa fortaleza inexpugnável. Não há demônio que passe por ele. Não há acusação que perpasse essa rocha eterna. Ali os embaraços são resolvidos, o vigor é renovado, as forças restituídas. Nesse castelo, os furacões são inofensivos, os inimigos se tornam impotentes!

Vá até Ele. Fique lá até Ele te restaurar e te dizer o que fazer. Então você sairá de lá fortalecido e pronto para lidar com suas dificuldades. Certo de que o Senhor te concederá vitória! Como diz o grande hino de Lutero: “Castelo forte é nosso Deus, espada e bom escudo. Com seu poder defende os seus, em todo transe agudo”.

Paulo Junior

Para baixar o Devocional “Em Deus Me Refugio” em PDF, clique aqui.

Rolar para cima