E se és homem glutão, põe uma faca à tua garganta.
Provérbios 23:2
A gula foi considerada um dos sete pecados capitais há alguns séculos atrás. O que significa esse pecado; como ele se caracteriza?
Gula é o apetite desordenado. Comer demais! Comer sem estar com fome ou comer depois de já estar satisfeito! “Não ter controle, nem domínio sobre o próprio apetite”!
A Bíblia condena esse tipo de comportamento. A palavra de Deus nos ensina que gula é pecado! Se esse comportamento é reprovado por Deus, se é considerado um grave pecado, não deveríamos atentar para isso, ao invés de ignorá-lo, visto que há uma infinidade de cristãos viciados em comida?
Por que a gula é pecado? Porque o apetite desenfreado, na verdade, revela a falta de domínio próprio do individuo, a ausência de autocontrole de equilíbrio! Eis a razão pela qual ela é chamada pecado capital: é um pecado cabeça, de onde se originam vários outros.
Provavelmente uma pessoa glutona também é imoral, irada, soberba, avarenta! Esse tipo de pessoa não consegue exercer domínio sobre sua própria natureza, tornando-se uma pessoa carnal e desiquilibrada, que invariavelmente dará mau testemunho!
Além disso, a gula é um pecado de idolatria: buscar satisfação, paz, conforto – não em Deus – mas na comida, fazendo do ato de comer um verdadeiro vício! Vício esse que leva a obesidade, tornando o individuo relapso em sua vida devocional e fraca no combate contra o pecado! Esse tipo de individuo é uma presa fácil para Satanás e suas artimanhas!
A única maneira de vencê-lo é reconhecer tal pecado, se arrepender e abandoná-lo! Vá a Deus em oração, confesse esse pecado e peça socorro divino para vencê-lo, antes que consequências mais sérias aconteçam!
No amor de Cristo,
Paulo Junior
Clique aqui, para baixar “Comer Demais – Paulo Junior” em Áudio ou Vídeo em nossa página de Downloads.