No Fundo do Poço – Paulo Junior

Deus meu em quem confio, os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim… Encontrei aperto e tristeza! Tenho, agora, a minha morada nos sepulcros. Ando de dia e de noite clamando pelos montes e em meio aos sepulcros – ferindo a mim mesmo com pedras – e ninguém pode me amansar.

Não há coisa alguma boa na minha carne, nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça. Elas são pesadas demais para eu suportar. Já cheira mal o meu estado Jesus!

Estou encurvado e muito abatido, estou prestes a coxear; de maneira alguma posso me endireitar; não passo de um cão morto! Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé. Estou cansado de clamar, a minha garganta se secou. Os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.

Eu entristeci o Seu Espirito ao ponto de extingui-lo e, sem que eu soubesse, Ele se ausentou de mim. Porque daquilo que eu fui vencido (o pecado) do tal me tornei escravo! O bem que eu quero fazer, não consigo e, o mal que odeio fazer, estou sempre fazendo… Miserável homem que sou!

Percebi em mim um coração mau e infiel que se apartou do Deus vivo. Porque me havendo fortificado, exaltou o meu coração até me corromper e transgredi contra o Senhor meu Deus. Por isso, digno de morte é tal homem. Ó Senhor! Eu sou esse homem! Pois procedi mui loucamente. Passou a sega, findou o verão, e eu ainda não estou salvo. 

Me perguntaram acerca de Ti e, por três vezes, eu disse: “Não conheço esse homem”, então passei a seguir-te de longe! Sinto-me preso com ganchos e amarrado com correntes, abandonado em uma masmorra. Ó maldito o dia que eu nasci, e aquele que deu as novas ao meu pai. Por que o Senhor não me matou na madre de minha mãe? Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! É tamanho o meu castigo que já não posso suportá-lo.

Mesmo tendo eu sido muitas vezes repreendido, endureci a minha cerviz, por isso temo de repente ser destruído sem que haja cura. Tudo isso porque eu fiz duas maldades: a Ti te deixei, o manancial de águas vivas, e cavei cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. 

Meu Deus, que a minha justiça exceda a dos escribas e fariseus, pois sou eu que justifico a mim mesmo… Quanto tempo te honrei com os lábios, mas o meu coração estava longe de Ti? Sou a canção dos beberrões nas portas dos bares… Por isso, não sejam por minha causa envergonhados aqueles que em Ti esperam, nem deixe que por minha causa o Seu Nome seja blasfemado entre os gentios!  Ah! Santo Deus: estou com nome de quem vive, mas estou morto, por isso pedi em meu ânimo a morte, dizendo: já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais!

No entanto, vendo eu que estava comendo bolotas com os porcos, caindo em mim disse: quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, eu pequei. Eu pequei, eu pequei! Já não sou digno de ser chamado teu filho, faze-me ao menos como um dos teus empregados! Agora clamo eu: Filho de Davi tem compaixão de mim, Filho de Davi tem misericórdia de mim! 

Até os cães comem das migalhas que caem da mesa dos filhos. Deixe-me apanhar ao menos as espigas que caírem no caminho, pois a minha alma está faminta! Ah, se eu pudesse tocar ao menos na orla das Suas vestes ficaria curado do meu mal, seria perdoado da minha iniquidade, pois para Ti qual é mais fácil dizer: levanta e anda, ou perdoados estão os seus pecados? Entretanto, sempre que eu vou, passa outro na minha frente. 

Apressa-te, ó Deus, em me livrar. SENHOR apressa-te em ajudar-me, pois tenho esperado com paciência no Senhor. Se quiseres, podes me limpar! Porém não sou digno de que entres em minha casa, mas dize apenas uma palavra – somente uma palavra – e eu serei livre do meu mau!

Apesar de ser eu pobre e necessitado, cuide de mim ó Senhor! Seja o meu quinhão na terra dos viventes, pois tu és Pai de órfãos e Juiz de viúvas, no Seu lugar santo. Por favor, ordene que seus corvos me alimentem e, na minha sequidão, seja o ribeiro que dê ao menos nos meus tornozelos e, assim, mate a minha sede!

Peço-te Senhor que unjas os meus olhos com o Seu colírio para que eu veja novamente e cubra com vestes brancas a vergonha da minha nudez. Ajuda-me a levantar, pois me lembrei de onde caí. Ajude-me a voltar ao meu primeiro amor e à prática das primeiras obras, antes que o meu castiçal seja removido!

Subirei eu contra os meus inimigos? Alcançá-los-ei? Entregá-los-á em minhas mãos, Jeová, fortaleza minha?

Se tu, Senhor, observares as minhas iniquidades, como subsistirei? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Sendo assim, concede a essa figueira estéril que lhe dê ao menos um frutozinho digno de arrependimento, pois suas misericórdias Senhor, são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, novas são cada manhã, grande é a tua fidelidade!

Tu, tu mesmo, bondoso Jesus, é o que apaga as minhas transgressões por amor de Ti, e dos meus pecados não te lembras mais… Portanto esperarei no Senhor, porque no Senhor há misericórdia e, Nele, há abundante redenção!

No amor de Cristo, 

Paulo Junior

Clique Aqui, para baixar este texto “No Fundo do Poço – Paulo Junior” em PDF.

Rolar para cima