Preparação

Preparação – Paulo Junior

Preparação

“Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.” (1.Reis 17.3,9)

Todos conhecem muito bem a história de Elias – em seu épico confronto com os profetas de Baal – na qual ele apresenta-se ao rei Acabe e manda convocar todo Israel e os 450 profetas de Baal para se encontrarem com ele no monte Carmelo. Elias ora e faz fogo descer do céu de forma espantosa, aniquilando os 450 profetas de Baal no ribeiro de Quisom. Logo em seguida diz a Acabe: “sobe e aparelha seu carro, pois há som de abundante chuva”, então Elias ora fervorosamente pedindo chuva, e depois de três anos e meio volta a chover em Israel – naquela mesma hora.

Que passagem magnífica Elias protagonizou na Bíblia! Que autoridade espiritual, que êxito na sua chamada! Poucos, mesmo nos padrões bíblicos foram tão notáveis como Elias. Mas é importante saber algo que às vezes deixamos passar… Antes de tudo isso acontecer, antes de Elias protagonizar tais feitos, ele teve um tempo de preparação, um tempo de treinamento.

Todas as pessoas vitoriosas, triunfantes, bem-sucedidas – seja em qual área for – antes de ocuparem suas posições, tiveram que ser preparadas, instruídas, enfim, serem treinadas primeiramente para depois alcançarem o êxito.

Foi isso exatamente o que ocorreu na vida de Elias. O texto diz que “Elias teve que se isolar, viver da água de um ribeiro, se alimentar de corvos, depois do ribeiro secar-se, Deus o manda viver da mão de uma viúva, numa cidade chamada Sarepta de Sidom (fora de Israel)! Elias estava sendo preparado, estava amadurecendo, estava sendo treinado, só depois Deus disse: “Agora mostra-te a Acabe”!

Creio que com sua vida está ocorrendo o mesmo! Esse tempo e as coisas que nele estão se passando fazem parte da sua preparação, mesmo que você já tenha formado e estabelecido princípios espirituais, ou mesmo formado pequenos ministérios, eles ainda não começaram realmente, é tudo treinamento. Ainda que você fique preocupado e frustrado por causa da falta de eficácia, dos erros cometidos e principalmente da falta de resultado – seja na sua vida pessoal ou no possível ministério – é tudo, absolutamente tudo, preparação!

Vou te orientar um pouco a respeito disso: um soldado, antes de ir para guerra, treina anos e anos, faz simulações da verdadeira guerra, é criado um verdadeiro combate, permeado com dor, sofrimento, renúncia, labor – às vezes chega a ser desumano o treinamento – só que tem uma coisa: a munição desse treinamento é de festim, as balas não são de verdade! Eu ainda posso errar, ainda não é a guerra, os resultados ainda não são contados… Posso cair, posso perder, posso falhar, e por quê? Porque é tudo parte do treinamento, entenderam? Entretanto você diz: “parece tão real, para mim já começou a guerra e estou perdendo, falhando, está dando tudo errado!”

Pois é, dessa forma Deus nos treina – com situações reais, com pessoas e com almas eternas, com nossos sentimentos, em nosso caráter – Ele não desperdiça nenhuma oportunidade! Tudo para Deus é passível de ser usado para nos conformar à imagem de Cristo! A simulação chega ao ponto de ser pior que a própria guerra – talvez muitas guerras não serão tão descomunais como o treinamento – porém, no treinamento ainda são permitidos erros e falhas!

Por isso te digo: levante a cabeça, não desanime, não se preocupe com resultados e falhas, aquilo e aqueles que você acha que estão perdidos, não estão. Deus está cuidando disso, e está cuidando deles. Até agora tudo serviu para sua preparação! Continue firme, não deixe de escalar essas muralhas, não deixe de passar agruras – ninguém disse que ia ser fácil – não é, e nunca será fácil. Apenas não recue diante da prova, pois soldados nunca treinam sozinhos, seu treinador está lá com ele, o orientando, assim como você está sendo treinado pelas próprias mãos do maior de todos os comandantes, o Senhor dos Exércitos, que esteve, está, e sempre estará com você. Só mais um tempo e você então ouvirá:

“AGORA, MOSTRA-TE A ACABE.”

No amor de Cristo,

Paulo Junior

Clique aqui, para baixar esse texto em PDF.

Rolar para cima