Pregar! Ouvir! Abrir!

“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”.
‭‭Atos‬ ‭16.14‬

Na conversão de um pecador, ocorre uma infinidade de processos necessários para que essa obra da soberana graça de Deus se efetive! Neste belíssimo texto de Atos você pode encontrar pelo menos três elementos ordinários para isso!

Primeiro, é necessário haver quem pregue! Não há conversão sem pregação! Por isso o Senhor nos ordenou pregar o Evangelho a toda criatura da Terra, pois ele é o poder salvador de Deus!

Entretanto nesse processo, também é necessário ter aquele que ouça! Pois escrito está, “como crerão naquele de quem nada ouviram? Pois a fé vem pelo ouvir e ouvir da Palavra da Deus!

E, por fim, o mais importante, e este fica ao encargo de Deus: Ele é Aquele que abre os corações! Sem os corações se abrirem é impossível que haja conversão! E isso, só Deus, e mais ninguém pode fazer! Portanto, depois de pregar aos pecadores que ouvirão, Deus, naquele exato momento, abre os corações, chamando o pecador eficazmente que, então, passa da morte para a vida! A maravilhosa obra da conversão ocorre e o pecador é salvo! Fantástico não?

Note que nesse processo todo, a parte que fica com o pecador é apenas ouvir! Enquanto o evangelista prega, Deus abre o coração, o pecador simplesmente ouve. Assim, ninguém pode se gloriar, tão somente Deus recebe o louvor! Pregue! Esperando que alguém ouça! E que Deus transforme o coração!
Mas, tenha certeza, quem opera na pregação, no ouvir e na transformação do coração é o Deus de toda graça!

Soli Deo Gloria,

Paulo Júnior

Rolar para cima